Periodontia

Periodontia é a ciência que cuida do periodonto, que significa “ao redor dos dentes”.

Doenças periodontais, também conhecidas como doenças gengivais, são infecções bacterianas que podem danificar a gengiva e o osso de suporte dos dentes, o que pode levar à perda dos dentes.

As causadoras da doença periodontal são as bactérias e toxinas da placa dental – formada por uma película fina e incolor, que constantemente se forma sobre os dentes.

A placa acumulada pode levar a um sintoma inicial que se caracteriza por uma inflamação superficial, a gengivite. Posteriormente, sem cuidados adequados de um profissional e do próprio paciente, a doença pode evoluir para um estágio mais avançado, chamado de periodontite.

Durante este estágio, o tecido gengival pode inflamar, tornar-se vermelho, e sangrar facilmente. O acúmulo constante da placa forma o tártaro de difícil acesso.

A gengivite e a periodontite necessitam de cuidados profissionais e boa higiene oral, sem isso podem evoluir para formas mais severas.

Além disso, os problemas periodontais podem levar a complicações cardíacas. As doenças cardiovasculares afetam milhões de brasileiros, sendo a segunda causa de morte no país. Muitos tipos de doenças cardiovasculares podem ser prevenidas controlando os seus fatores de risco, entre eles as doenças periodontais.

Agende sua consulta